Último Livro :
Home » , » Aprenda Como se preparar para o concurso dos Correios 2013

Aprenda Como se preparar para o concurso dos Correios 2013

{[['']]}
Com o edital em iminência de sair, preparamos algumas dicas do concurso público mais aguardado (e mais concorrido) do ano. Prova do concurso dos Correios consta de questões sobre conhecimentos de português, matemática e informática.


Os concursos realizados pelos Correios são sempre muito aguardados pelos “concurseiros” de plantão, pois além de oferecer centenas de vagas em quase todos os estados brasileiros, as vantagens oferecidas pelos cargos públicos e a vasta gama de áreas em que estas vagas são distribuídas, atraem muitos candidatos, gerando uma alta concorrência.

A ECT (Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos), prevê para o primeiro semestre deste ano, a abertura de mais um concurso público com oferta de vagas para Atendente Comercial, Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo (OTT). A previsão é de que sejam abertas mais de 6 mil vagas.

Como o edital da seleção não foi disponibilizado ainda (previsão é até abril de 2013), podemos tomar como base o concurso anterior, realizado em 2011 para os mesmos cargos que devem abrir este ano. Primeiramente, o candidato precisa entender os métodos utilizados pelo Cespe/UnB (organizadora do último concurso) nas aplicações de suas provas. Em sua grande maioria, a empresa costuma exercitar o raciocínio do candidato, através da compreensão e análise. É crucial que ao estudar, os candidatos façam provas antigas da organizadora, para que entendam a metodologia e as “manhas” na linguagem das provas.


As provas realizadas pelo Cespe/UnB costumam ter algumas “pegadinhas”, ou seja, algum detalhe quase imperceptível no seu enunciado, mas que pode dar uma conotação diferente ao sentido da pergunta. Por isso, mais uma vez, responda muitas e muitas provas anteriores dos Correios realizadas pela empresa e também de outros concursos para familiarizar-se com estilo da organizadora. Como a organizadora da prova ainda não está definida, ou pelo menos não foi divulgada, é bom que o candidato estude provas de outras organizadoras importantes também, tais como a Cesgranrio e Fundação Carlos Chagas. O concurso deverá ser coordenado por alguma destas três empresas que são altamente capacitadas para realização de concursos de grande porte, e que, organizam os concursos federais de maior importância atualmente.

Na prova de 2011, as matérias requeridas para cargos de nível médio, foram: Português, Matemática e Informática. Tente dividir o tempo de estudo de cada matéria em partes iguais no início. Com o tempo, ao perceber uma certa dificuldade em alguma matéria específica, organize-se de maneira que você consiga dedicar mais tempo para a matéria onde encontra maior dificuldade.

Cuidados com a informática

O Cespe/UnB costuma utilizar conteúdos recentes e atualizados nas questões das provas, portanto, o conteúdo de informática certamente terá alterações por conta da crescente mudança nos sistemas operacionais, softwares e hardwares. Portanto é bom que o candidato esteja atualizado, acompanhando os últimos lançamentos na área de informática. Alguns dos assuntos abordados pela banca na área de informática são:

Internet/redes, webmail, protocolos de aplicação, Firewall, Web 2.0, Suíte Office, componentes periféricos (teclado, mouse, impressora).




Cuidados com a Matemática

A banca utiliza questões cotidianas para expor os problemas a serem resolvidos, excita a interpretação de texto para melhor compreender o que está pretendido na questão. As questões de matemática aplicadas costumam apresentar problemas com regras de três simples, juros, mínimo múltiplo comum, máximo divisor comum, entre outras. Como as regras são as mesmas há muito tempo, a dica é praticar muito com provas anteriores, refazer as questões de maior dificuldade e procurar ler teorias e fundamentações das regras para não dar o comum “branco” na hora da prova.

Cuidados com o Português

Para conteúdo de língua portuguesa, o mais indicado é que o candidato estude as regras básicas, como pronomes, utilização da crase, fonemas, acentuação, concordância verbal, regras de regência verbal e emprego de conjunções. Os textos utilizados pela banca geralmente são dissertativos e abordam temas atuais e que tenham a ver com o tema do concurso. Para tal, é importante estar atualizado quanto aos assuntos gerais e encontrar palavras-chave no texto.

Avaliação Física

Outro requisito importante e que faz parte do concurso (neste caso falando das vagas de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo), é a realização da avaliação da capacidade física laboral. A avaliação física consta de teste de barra fixa, corrida de 12 minutos e testes de dinamometria.

A dica é que o candidato comece a se preparar fisicamente o quanto antes também, principalmente para aqueles que não praticam uma atividade física regular. O corpo necessita de uma adaptação ao esforço, por isso é imprescindível que o candidato não exagere na preparação inicial para evitar lesões. Comece com uma atividade de pouca intensidade (caminhada) no mínimo três vezes por semana com duração mínima de 40 minutos para aprimoramento da capacidade aeróbica. Juntamente a isso, podem-se realizar os testes específicos cobrados através de exercícios localizados para exercícios anaeróbicos. Busque focar em exercícios de fortalecimento de grupos musculares para membros superiores (braços e
ombros) para o teste de barra fixa e tronco para a dinamometria dorsal.

O exercício aeróbico (caminhada, ciclismo…) servirá tanto para a preparação física para a prova, como para relaxar e descansar sua mente da árdua tarefa de leitura de livros e cadernos.

Estude já

Para um bom desempenho nas provas de concursos públicos, é absolutamente importante que o candidato comece a estudar logo, mesmo antes da publicação do edital. Uma vez passado todo o conteúdo das matérias estudadas, é importante que se comece tudo de novo, pois, segundo especialistas, esta repetição é que vai dar segurança na hora da prova. A dica é que o candidato revise todo o conteúdo, quantas vezes for possível até o dia da prova. Clique abaixo para Adquirir nossa Apostila para o Concurso dos Correios de 2013.

Compartilhe este Artigo :
 
Contato : Faça Contato | Divulgue grátis | Anuncie
Copyright © 2013. A Vitrine dos Livros - All Rights Reserved
Created by MG Design Published by Xml Templates Brasil